Iveco apresenta a nova geração da Daily

Com mais potência e transmissão de 6 marchas com alavanca no painel, o modelo ficou 9% mais econômico

20/04/2012 - Mauro Cassane/MM Editorial

 
 
  • 1 | 5
A Iveco apresentou ontem (19/04) a nova gama dos veículos Daily, a linha de caminhões leves de 3,5 a 7 toneladas que já vendeu 60 mil unidades no Brasil e comercializou 70 mil na América Latina. A nova Daily traz novo interior (painel, bancos e revestimentos), motores Iveco FPT F1C Dual Stage com tecnologia EGR (que dispensa o uso do agente Arla 32) de 147 (versão 35S14) a 170 cv (demais versões), e a transmissão de 6 marchas, com alavanca de mudanças no painel. Com o novo conjunto motor-transmissão, a nova geração Iveco Daily chega a ser até 9% mais econômica que a geração anterior.
 
Versátil, o caminhão leve possui 30 versões de chassi cabine e furgão, incluindo a exclusiva opção cabine dupla e quatro entre-eixos diferentes. No topo da gama, o caminhão leve 70C16 Daily Massimo dá lugar ao novo 70C17 Daily Truck, um dos únicos caminhões de 7 toneladas Euro V do mercado hoje. Com capacidade para até 4.520 kg de carga, ele é ágil, econômico e prático. Sua plataforma de carga é a maior. É também a mais baixa em relação ao solo, o que facilita as operações de carga e descarga.

Na base da gama, o modelo 35S14, para até 3,5 toneladas de PBT, ganhou mais potência no motor, um benefício para os clientes das cidades com zonas de restrição à circulação. No segmento entre 3,51 e 6 toneladas, os atuais 45S16 e 55C16 passam a se chamar 45S17 e 55C17, devido à maior potência do motor. E pela primeira vez, a Iveco oferecerá o Iveco Daily Minibus, para passageiros, implementado de fábrica.

Para desenvolver toda a linha Ecoline, que começa a chegar agora com o novo Daily e que terá outros modelos lançados até 2014, a Iveco empreendeu o mais rigoroso projeto de desenvolvimento de produtos em sua história na América Latina, que levou mais de dois anos, envolveu 300 engenheiros e exigiu a construção de 120 protótipos, que rodaram 5 milhões de quilômetros.

De acordo com a Iveco, cerca de 60% dos compradores do Daily são autônomos e transportam carga própria. Ou seja, passam o dia no veículo e dão muita importância ao conforto e à praticidade. No Daily, não é preciso “subir escada” para entrar na cabine (um degrau basta). As portas são amplas e abrem bastante. “A maioria dos clientes do Daily atua em zona urbana, com muito sobe e desce da cabine e em situação de trânsito pesado”, analisa o engenheiro Alexandre Serretti, gerente executivo da plataforma de veículos leves e médios.

O painel ganhou estilo de automóvel, moldado em dois tons de cinza, com material mais confortável ao tato. O console central reúne rádio CD player com MP3, controles de ventilação e ar-condicionado (opcional), teclas de comando e porta-objetos com tampa. Ao lado do console, vem a alavanca de câmbio, em posição mais ergonômica. O volante é mais bonito. Velocímetro, conta-giros e indicadores de combustível e temperatura da água tem grafismo sofisticado. O computador de bordo traz odômetro total e parcial, velocidade média, consumo médio e instantâneo, e informações sobre manutenção. As saídas de ar, maiores, foram reposicionadas. Há porta-copos nas duas extremidades do painel.

Uma grande lista de opcionais permite a adequação do novo Iveco Daily a todo tipo de cliente. Os itens de conforto incluem ar-condicionado automático, vidros e trava elétrica, espelhos elétricos com aquecimento e rádio CD player com MP3. Câmera e sensor de estacionamento são disponíveis para os modelos furgão. Entre os opcionais de segurança, estão sistema ABS + EBD (menos para o 70C17). Para o trabalho, tacógrafo diário e semanal, GPS e predisposição para tomada de força (PTO).

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade